Nossa História
Como surgiu a ABEC-SP
A década de 50 do século passado foi marcada por forte impulso desenvolvimentista, porém vários projetos de planejamento e de engenharia careceram de mapas. Em 1958, a então Sociedade Brasileira de Cartografia foi fundada com o apontamento, dentre vários, de incentivar a formação, no meio civil, de profissionais de nível superior para produzir e executar o mapeamento cartográfico do território nacional, inclusive dos estados e municípios. Em resposta à demanda colocada pela comunidade cartográfica que florescia, em 1965, a então Universidade do Estado da Guanabara, atual do Rio de Janeiro, criou o Curso Superior de Cartografia, posteriormente transformado em Curso de Engenharia Cartográfica. Os primeiros profissionais fundaram, no Rio de Janeiro, em 24 de março de 1971, a Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos, chamada então de “ABEC Nacional” porque não havia ainda nenhuma associação de alcance regional ou estadual.
As demandas por associações estaduais começaram na década de 80, quando os primeiros egressos dos cursos de engenharia cartográfica, nos estados do Paraná, Pernambuco e São Paulo, iniciaram as suas atuações profissionais. Assim, em 13 de dezembro de 1986, a ABEC-SP foi fundada com sede em Presidente Prudente, fruto da iniciativa de professores e profissionais atuantes no estado de São Paulo. Em conjunto com a Abec Nacional, a Abec-SP sediou no campus da Unesp em Presidente Prudente, em 1988, o V Encontro Nacional de Engenheiros Cartógrafos e, recentemente, em maio de 2018, na Capital, o I Encontro Regional de Engenheiros Cartógrafos do Estado de São Paulo. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Estado de São Paulo registra, no corrente ano, mais de 350 engenheiros cartógrafos, a maioria formada no curso de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente.
Principios e Valores
Tendo por referência a ética, a moral e a cultura, valorizar o profissional que honra o juramento feito em sua colação de grau, com o qual comprometeu-se, no exercício da profissão de engenheiro cartógrafo, a cumprir corretamente os deveres inerentes ao grau que lhe foi conferido.
Só executando atos e assumindo atitudes ditadas pela consciência de seu dever, subordinando-os aos preceitos da ética e respeitando os ensinamentos ministrados, trabalhando e esforçando-se para contribuir com o desenvolvimento do Brasil e o bem-estar da humanidade.
Visão
O vasto território brasileiro abriga uma população que produz uma economia e enriquece uma cultura que impõem desafios para conhecer e mapear as regiões, unidades federativas e municípios, e atualizar a sua representação cartográfica e espacial.
A Abec-SP vislumbra a atuação contínua do engenheiro cartógrafo com profissionalismo fundamentado em sua formação ética, moral, científica e tecnológica, e se insere como parte desse propósito maior mediante a valorização da correta atuação profissional de seus associados e visualiza os bons resultados consequentes na forma de processos, produtos e serviços cartográficos e geoinformacionais de qualidade para a nação brasileira.
Missão
Executar continuamente um conjunto de ações que proporcionam a valorização da engenharia nacional, enaltecendo os princípios e valores da formação do engenheiro brasileiro e particularmente do engenheiro cartógrafo.
É mister divulgar na sociedade brasileira a engenharia cartográfica, mostrando-a como necessária ao desenvolvimento do País, e o papel do engenheiro cartógrafo e suas habilidades, competências e conhecimento técnico-científico, como também a difusão da legislação pertinente à sua atuação profissional. É preciso pois congregar todos os profissionais cartógrafos em um ambiente presencial, e também virtual, para apresentar debater e propor soluções para os problemas brasileiros no que
tange à contribuição da engenharia cartográfica calcada nos ditames da ciência e tecnologia e realizações econômicas e sociais, incentivando sempre os associados a atuar em consonância com os princípios, valores, visão e missão da Associação. Em consequência, a missão se conclui com a defesa da justa e correta atuação do engenheiro cartógrafo perante as instituições e a sociedade, bem como a sua representação em eventos técnicos, científicos, políticos, profissionais e culturais no estado de São Paulo e no País.